Curioso desde criança, sempre quis entender o funcionamento dos fenômenos da natureza. Atualmente, é um pesquisador renomado com dedicação integral à ciência e grande especialista em estudos sobre a atmosfera, as mudanças climáticas globais e a Amazônia. Participa do LBA (Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) e também do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2007. Nosso entrevistado é Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e chefe do Departamento de Física Aplicada.
12 reproduções
12 reproduções
Quadro Conexões no programa Multicultura da Rádio Educadora da Bahia FM 107.5. Tema de hoje: #624 COP26 – entrevista com Paulo Artaxo www.educadora.ba.gov.br
57 reproduções
57 reproduções
As emissões de gases e partículas em queimadas na Amazônia (e também no Estado de São Paulo) tem forte impacto sobre o funcionamento do ecossistema e sobre a saúde da população. As partículas de aerossóis emitidas aumentam as taxas de mortalidade de modo significativo sobre largas regiões da Amazônia e do cerrado brasileiro. As emissões também alteram o balanço radiativo atmosférico e os mecanismos de formação e desenvolvimento de nuvens. O ozônio produzido a partir de emissões de compostos de nitrogênio e hidrocarbonetos afeta a produtividade agrícola e também tem efeitos na saúde da população. Fenômenos similares ocorrem em queimadas de cana de açúcar no estado de São Paulo.
7 reproduções
7 reproduções
61ª Reunião Anual da SBPC, Mesa-Redonda. Paulo Artaxo (USP).
888 reproduções
888 reproduções
28 reproduções
5 reproduções